Última noite da festa contou com equipe completa, suporte de semi UTI e integração com o Corpo de Bombeiros, garantindo segurança a moradores e turistas
A última noite da Virada Ilhéus foi marcada por tranquilidade nos atendimentos realizados no Posto Avançado de Saúde instalado no circuito da festa. No dia 31 de dezembro, foram registrados 29 atendimentos, todos sem gravidade. Segundo a coordenação do posto, foi mais um dia tranquilo, assim como ocorreu nas outras três noites do evento.
Desde a primeira noite da Virada Ilhéus, a unidade funcionou com estrutura completa e equipe reforçada, garantindo assistência rápida e eficaz à população e aos visitantes. Ao longo dos quatro dias de festa, os atendimentos foram considerados dentro da normalidade, sem o registro de nenhuma ocorrência grave.
De acordo com a médica Ana Carolina Carvalho, que esteve de plantão na última noite, o cenário se manteve estável durante todo o evento. “Desde o primeiro dia de festa, os atendimentos foram tranquilos, sem gravidade. Estamos com a estrutura montada para receber, atender e acolher as pessoas que precisarem. Caso haja alguma situação mais grave, temos equipe e equipamentos adequados”, destacou.
O Posto Avançado de Saúde contou, em todas as noites, com três médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, condutores e duas ambulâncias de prontidão. A unidade também foi equipada com leitos de semi UTI, monitor multiparâmetro, ventilador mecânico, desfibrilador, medicações e suporte completo para estabilização e, se necessário, transferência hospitalar.
A eficiência no atendimento foi percebida pela população. Jovenilda Costa Santos, que levou uma mulher passando mal no meio da festa até o posto, relatou que o atendimento foi rápido e resolutivo.
A importância da estrutura montada no circuito foi destacada pelo Sargento Rafael Leal, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Segundo ele, a presença do posto avançado trouxe mais agilidade às ocorrências. “Essa estrutura melhora muito o tempo de resposta. Os pacientes são prontamente atendidos, com qualidade excelente. Isso demonstra a competência da equipe e a organização do serviço”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, avaliou de forma positiva os quatro dias da Virada Ilhéus. “Foram quatro noites de muita alegria e, graças a Deus, sem nenhuma intercorrência grave. Tivemos apenas casos pontuais, como mal-estar causado pelo calor, mas nada sério”, explicou.
Segundo a secretária, toda a estrutura de maior complexidade foi montada de forma preventiva e não precisou ser utilizada. “Disponibilizamos uma estrutura de UTI com ventiladores, desfibriladores, monitores e eletrocardiograma, que felizmente não precisou ser acionada. Isso mostra que o planejamento foi eficaz”, completou.
A integração entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos reforçou a segurança do evento. A Prefeitura de Ilhéus segue investindo em planejamento e estrutura para garantir grandes eventos com responsabilidade, cuidado com a saúde e tranquilidade para moradores e turistas.
Por ASCOM SESAU