Morador de Sambaituba, zona rural de Ilhéus, Augusto Jesus de Oliveira, de 26 anos, costumava usar endereço de um primo que reside na cidade para receber correspondências e produtos comprados pela internet. Com a recente chegada dos Correios à sede do distrito, passou a ter a opção de endereçar as entregas à própria casa. Mudança tornou rotina mais prática e econômica, constatou.
O distrito, segundo o jovem, foi incluído no “GPS” da empresa pública, cuja origem remete à criação do serviço postal do Brasil colônia, no século 17. “Muito bom os Correios chegarem aqui. Sambaituba tem vida. Antes, a gente precisava colocar CEP da cidade para receber um cartão, uma mercadoria. Sambaituba existe!”.
Augusto Jesus celebra inclusão de Sambaituba no “GPS” dos Correios || Foto PIMENTA
A seis quilômetros de Sambaituba, na sede de Aritaguá, Lucas Souza Barbosa, 30, atendeu o chamado do carteiro Carlos Roberto, que levava a primeira correspondência enviada àquele endereço, no último de 30, quando o PIMENTA acompanhou as entregas dos Correios nos dois distritos. “[O serviço] demorou, mas chegou. Facilita muito o dia a dia”, observou Lucas.
O carteiro Carlos Roberto entrega primeira correspondência enviada à casa de Lucas Souza, em Aritaguá || Foto PIMENTA
QUE RUA É ESSA?
O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Sambaituba, Jardel Andrade Menezes, 35, também aprovou a novidade. “É um serviço fundamental e um direito que a comunidade não tinha”. No entanto, constatou que a maioria dos imóveis do distrito não tem numeração e as ruas não são identificadas, dois obstáculos para os carteiros.
Identificar os logradouros é obrigação da Prefeitura. Procurada para informar quando pretende instalar as placas de identificação de ruas na zona rural, a gestão não respondeu até o fechamento desta reportagem.
Ilhéus tem 11 distritos, incluindo a sede. Olivença já contava com os Correios, que, além de Sambaituba e Aritaguá, passaram a atender os moradores de Coutos. Nos três últimos, as entregas são feitas semanalmente, às quintas-feiras.
Questionada sobre o planejamento para a expansão do serviço na zona rural ilheense, a estatal não deu previsão. “No momento, a empresa está atendendo esses locais”, respondeu, em nota.