A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), segue monitorando as áreas afetadas pelas chuvas e intensificando as ações preventivas em diferentes pontos do município. Nos últimos dias, o acumulado passou de 26 milímetros, com o maior volume concentrado entre 18h e 21h30 de quinta-feira (23), totalizando 18 milímetros no período noturno. Desde a última segunda-feira (20), o volume de chuvas chegou a 86 milímetros.
Apesar do acumulado expressivo, o município registrou apenas uma ocorrência, na localidade do Alto da Tapera. O caso foi provocado por uma incoerência construtiva na área dos fundos de um imóvel. Não houve registro de desabrigados, desalojados ou inundações, apenas alagamentos pontuais.
A ausência de ocorrências graves é resultado direto das ações preventivas iniciadas em janeiro deste ano. Entre as medidas, estão a reposição de lonas em pontos estratégicos que já apresentaram histórico de deslizamentos, visitas periódicas para orientação dos moradores sobre o risco de escavações em taludes e como agir em situações de emergência.
A Seinfra também realizou a recuperação de drenagens e escadarias no bairro do Amparo e no Alto da Legião, em dois locais que registraram deslizamentos no ano passado. O trabalho de prevenção tem mostrado resultados significativos. No mesmo período de 2024, com volume de chuvas semelhante, o município registrou mais de dez ocorrências de deslizamentos de terra.
Ao longo do período preventivo, lonas foram instaladas em diversos pontos da cidade, incluindo o Alto Santa Clara, Parque das Mangueiras, Barra, Teresópolis, Conquista, Alto do Socorro, Alto São João, Teotônio Vilela, Alto Santa Inês, Alto dos Coqueiros, Alto da Legião, Amparo e outras áreas.
As equipes da Defesa Civil vistoriaram, ainda, localidades como Teresópolis, Basílio, Tapera e Alto do Santiago. Ações conjuntas com a Secretaria de Serviços Urbanos também preveniram riscos aos moradores.
A atuação da Prefeitura de Ilhéus reafirma o compromisso com a segurança e o bem-estar de toda população.
por Sucom