Foto Reprodução Portal Zacarias
Por Bianca Andrade Bahia Noticias
Anitta está travando uma batalha contra a farmacêutica FARMOQUÍMICA S.A para tentar impedir o registro de uma marca com a mesma grafia do seu nome para a venda de cosméticos.
O caso se tornou de conhecimento público após uma publicação do colunista Daniel Nascimento, do jornal 'O Dia'.
De acordo com a matéria, a funkeira tenta fazer com que a farmacêutica, responsável pelo medicamento Annita, um vermífugo, comece a vender produtos de cosméticos utilizando da marca com a exata grafia do nome artístico dela.
Toda dor de cabeça da cantora teria começado em 2022. Em pesquisa feita pelo Bahia Notícias, a empresa deu entrada no pedido de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no dia 01/12/2022, com a especificação de Produtos Cosméticos.
Em 16/02/2023, a RODAMOINHO PRODUTORA DE EVENTOS LTDA, empresa da cantora, apresentou uma oposição ao pedido, alegando que o uso da marca com o nome dela poderia gerar confusão entre os consumidores e prejudicar ambas as "empresas". Até o momento, a marca ainda aparece com a situação "aguardando exame de mérito".
O primeiro registro da farmacêutica FARMOQUÍMICA S.A com o nome do vermífugo 'Annita' foi feito em 2004. Na época que o documento foi submetido no Instituo, a especificação para o uso da marca era de medicamentos anti-infecciosos, anti-parasitário e anti-helmíntico.
A empresa tem o registro de mais de 6 marcas com o nome Annita, sendo algumas delas Annita CT (2020), Annita Bio (2020), Annita Vir (2020) e a derivação dela, ANNITABIO, ANNITAVIR, ANNITACT e BIOANNITA.
Já com a grafia Anita, a base de dados do INPI indica duas marcas com registro em vigor, a Anita feita pela empresa KOCH VON BESEN INDUSTRIA E COMERCIO DE CONSERVAS LTDA ME, que teve o direito concedido em 31/07/2007, para o comércio de gêneros alimentícios em conserva, e o registro feito pela BELLIN PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS LTDA. que foi concedido em 15/08/2017, para o comércio de sapatos e de artigos confeccionado em couro.
Desde o início da carreira, a Rodamoinho deu entrada em 110 pedidos de registro de marca. Entre as marcas registradas pela artista estão o próprio nome, Anitta, Anitta Made in Honório, Bloco da Anittinha, Ensaios da Anitta, Bloco da Anitta, Carnaval da Anitta, Anittinha, Clube da Anittinha, Bloco das Poderosas, Checkmate, Anira, Show das Poderosas, Boompop, e MC Anitta.
A cantora tem o registro da marca ANITTA para diversas naturezas, entre elas: apresentações de espetáculos ao vivo; aparelhos e instrumentos científicos; propaganda e administração de negócios; metais preciosos e suas ligas e produtos nessas matérias ou folheados; aparelhos para musculação; botas com patins, brinquedos, cama elástica, objetos para festas.
Dos pedidos para a marca Anitta, a artista teve o processo indeferido em algumas submissões, entre elas a de bebida energética alcoólica e não alcoólica.
Em 2022, a Rodamoinho Produtora de Eventos LTDA., deu entrada em um pedido para o uso da marca na comercialização de produtos como água de cheiro, colônia, batons, glitter, condicionador, cosméticos para crianças, esmaltes, maquiagem, shampoos, maquiagens, sabonetes e desodorantes.
O primeiro feito pela empresa para algo relacionado a cantora e cosméticos foi da marca 'Podmake', em agosto de 2022, que está em vigor. A cantora não se pronunciou sobre a briga com a FARMOQUÍMICA pelo uso da marca.