MENU
Guardiola se surpreende ao descobrir média de técnicos demitidos no futebol brasileiro: "Tudo isso? Impossível!"
Publicado em 29/01/2025 16:11
Esportes

Por Bahia Noticias

 

Em entrevista concedida à TNT Sports nesta quarta-feira (29), Pep Guardiola não poupou críticas à cultura 'resultadista' do futebol brasileiro, expressando surpresa com o alto número de demissões de treinadores: "No Brasil foram 20 treinadores demitidos? Impossível. É impossível", disse.

 

Guardiola usou sua própria experiência para ilustrar seu ponto de vista: "No meu primeiro ano no City, eu não ganhei nada. Se tivessem me demitido, não teríamos vivido esses 8, 9 anos incríveis. Os clubes precisam entender que, quando trocam de treinador 3 ou 4 vezes em uma temporada, o problema é quem os escolheu. Deveriam demitir os dirigentes, não os treinadores. Ao contratar um técnico, é preciso ter em mente que ele pode ganhar ou perder, mas que suas ideias coincidem com as da diretoria e que ele tem potencial para trabalhar com o elenco. Se depois você percebe que ele não trabalha ou é preguiçoso, o problema é seu, dirigente, por tê-lo contratado", pontuou.

 

Para Guardiola, tempo é fundamental para que um treinador desenvolva seu trabalho e extraia o máximo de sua equipe. Ele atribuiu a cultura da busca incessante por resultados à falta de educação generalizada.

 

"As casas são construídas com o tempo, não em 3 dias. Afinal, só um time pode ser campeão. Isso significa que os outros 19 times da Liga Brasileira são fracassados e ruins? Estamos mal-educados em todo o mundo, com essa ideia de que só o vencedor é bom. Isso acontece em todas as áreas, não apenas no esporte, mas também na política. Precisamos parar e refletir. Mas, no futebol, saber qual o motivo da contratação é uma pergunta que os dirigentes brasileiros precisam responder", comentou Guardiola.

 

O Manchester City de Pep Guardiola tem compromisso marcado para esta quarta-feira, às 17h (de Brasília), contra o Club Brugge, da Bélgica, em partida válida pela fase de grupos da Champions League. Para garantir a classificação para o mata-mata, o time inglês precisa da vitória.

Comentários