Contrariando o prazo estipulado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a Bahia só deve começar a confeccionar o novo modelo de identidade no final maio.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Departamento de Polícia Técnica do estado (DPT-BA), que é responsável pela adequação. O dia é mesmo dado como limite para a mudança.
Em nota, o DPT-BA informou que o novo modelo exigiu que um sistema de identificação mais moderno fosse instalado no estado, e que, para que isso fosse possível, foi preciso um "criterioso processo licitatório", que foi assinado em 1º de setembro.
Ainda conforme o órgão, atualmente o sistema está em instalação e migração do Banco de Dados de 11 milhões de biometrias, que será seguindo de treinamento dos servidores.
Está prevista também a substituição do número do RG pelo número do CPF. Todo o processo de migração, com emissão do novo documento, será finalizado em 31 de maio.
O prazo inicial em todo o país era 6 de novembro, porém o Ministério decidiu prorrogar essa entrega para 11 de janeiro. Até então, 23 estados e o Distrito Federal já usam o novo modelo. A população poderá usar a versão antiga até 2032.